Alberto Nepomuceno

Alberto Nepomuceno nasceu em Fortaleza no dia 6 de julho de 1864. Iniciou seus estudos musicais por seu pai, Vítor Augusto Nepomuceno, que era violonista, professor e mestre da banda e organista da Catedral de Fortaleza.
Dica: Em Fortaleza, você pode aprender tudo sobre música, tocar um instrumento ou cantar no Conservatório Alberto Nepomuceno.





Depois que a família mudou-se para Recife em 1972, começou a estudar piano e violino. Porém, com a morte do pai em 1880, teve suas atividades musicas comprometidas, pois teve que empregar-se como tipógrafo para dar sustento à mãe e à irmã. E, além do emprego, ainda tinha que dar aulas particulares de música para complementar a renda.

Mesmo com todas as dificuldades financeiras e do tempo comprimido pelas atividades, não se rendeu e administrou seu tempo para dar continuidade aos seus estudos tendo como orientador Euclides Fonseca. Ainda, na juventude, manteve riquíssimas amizades. Alunos da Faculdade de Direito de Recife, como Alfredo Pinto, Clóvis Beviláqua e Farias Brito. Essa faculdade, na época, era um importante centro intelectual do país.

Junto à esse importante grupo de intelectuais, tornou-se um defensor atuante das causas republicanas e abolicionistas no Nordeste, participando de diversas campanhas. Porém, não descuidou das suas atividades musicais tanto que, assumiu aos dezoito anos, a direção dos concertos do Clube Carlos Gomes de Recife.

Mudou-se, em 1885, para a cidade do Rio de Janeiro, aproveitando a enfervecência cultural, que vivia aquela cidade na época. Logo se enturmou com os grandes escritores, o que resultou na composição de “Dança dos Negros”, que iria se transformar em “Batuque”, composição com tendências étnicas.

Do Rio de Janeiro para a Europa, visitando as cidades de Roma, Paris e Berlim. Com o enriquecimento cultural, adquiriu uma diversidade enorme que lhe rendeu inspiração, e com estudos no Conservatório Stern, na Alemanha. “Suite Antiga” foi o resultado dessa experiência e estudos.

Quando voltou ao Ceará com a família, ligou-se a João Brígido e João Cordeiro, defensores do movimento abolicionista, passaram a colaborar em diversos jornais ligados à causa. Devido às suas atividades políticas, seu pedido de custeio ao governo imperial para estudar na Europa foi indeferido.

No dia 4 de agosto de 1895, Nepomuceno realizou um concerto histórico, marcando o início de uma campanha que lhe rendeu muitas críticas e censuras. Apresentou pela primeira vez, no Instituto Nacional de Música, uma série de canções em português, de sua autoria. Estava deflagrada a guerra pela nacionalização da música erudita brasileira.

“(…), Não tem Pátria um Povo que não canta em sua límgua.”
Alberto Nepomuceno

Você vai encontrar uma biografia completa de Alberto Nepomuceno, além de trinta e três músicas para clicar e ouvir no site oficial do blog: http://www.cearacultural.com.br/musica/alberto-nepomuceno.html

Confira!

Compartilhe com os amigosShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest

15 respostas para “Alberto Nepomuceno”

  1. You could certainly see your enthusiasm in the article
    you write. The arena hopes for more passionate writers like
    you who are not afraid to say how they believe.
    At all times go after your heart.

  2. Hello. I found your blog using msn. This is a perfectly written article.

    I will be sure to bookmark it and also return to read more of your
    useful information. Thank you for the post. I will surely return.

  3. Hi there! I just wish to give a huge thumbs up for the excellent info you have here on this blog.

    I’ll be coming back in your website for additional information soon.

Deixe um comentário