O Seresteiro Seu Zé Músico

Quando eu tinha os meus quase 14 anos, recebi as minhas primeiras aulas de violão do meu professor, Zé Músico. Uma casinha modesta ao lado do prédio da antiga CODEPI, hoje sede da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará. Esse senhor que canta ao violão (no vídeo abaixo) duas músicas consideradas dois hinos de Viçosa do Ceará.



Primeiro ele canta a música “Saudade”. Uma música de Jayme Redondo, considerada um folclore tal qual “Penas do Tiê” que Fagner adaptou. Foi o que ele, Zé Músico, fez com sua voz rouca e forte, passou-a para seus discípulos ao longo de sua vida. Assim, acredito que, a música ficou conhecida (do tipo boca-a-boca) no Brasil inteiro, através de viçosenses que foram seus alunos ou não, mas que aprenderam a cantar essa música e, saíram de Viçosa do Ceará para outros lugares. Acredito mesmo que esses viçosenses, ao reunirem-se com os novos amigos, cantavam essa música, pra espantar ou matar a saudade da terrinha. Eu sou um exemplo dessa verdade.

Depois ele canta a música “Fazem três dias”. Outro clássico ouvido por quem acordava nas madrugadas de Viçosa do Ceará, quando algum bêbado apaixonado, “catava” Seu Zé Músico, como era chamado, na sua casinha pra cantar à janela da amada essa linda canção que, por sua beleza de letra e melodia, encantava os que visitavam Viçosa do Ceará ao ouvirem pela primeira vez o Seu Zé Músico cantá-la. Era raro o não pedido de “bis”.

Então, assista ao vídeo a seguir para conhecer o ilustre cidadão viçosense (de coração, já que nasceu em Ibiapina) mostrando seu vozeirão. Desculpe a qualidade do vídeo, pois na época não existia nem celular, imagine os smartphones modernos de hoje. Sabe-se Deus, como foi feito esse vídeo.

Lembro muito bem, que a primeira música que ele, Zé Músico, me passou para eu praticar as primeiras notas foi “Maria Helena”, que naquela época só tinha sida gravada por Francisco Alves. É uma bela música. Fácil de cantar e acompanhar. Os acordes são simples e o acompanhamento também.

Agora, assista a video-aula onde eu lhe mostro o acompanhamento da música Maria Helena. Desculpe a interpretação, pois a voz já não é mais a mesma da época das serenatas.

Maria helena
Francisco Alves
Tom: C – Dó maior

C
Maria Helena és tu
        A7                 Dm
A minha inspiração
                               G
Maria Helena vem
                              C
Ouvir meu coração

Na minha melodia
                A7     Dm
Ecoa a tua voz
                                G
A mesma lua cheia
                  G7                  C
Há de esperar por nós.

Maria Helena lembra
          A7                 Dm
O tempo que passou
                                   E7
Maria Helena o meu
                                Am
Amor não se acabou
                                  Dm
Das flores que guardei
                  C   A7
Uma secou
                 Dm
Maria Helena
               G
És a verbena
                 C
Que murchou.

Dó Lá/7Lá Sétima Ré-Ré Menor SolSol Sol/7Sol Sétima Lá-Lá Menor Mi/7+Mi Sétima
Compartilhe com os amigosShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest

3 respostas para “O Seresteiro Seu Zé Músico”

Deixe um comentário