Curso de Violão: Acordes com 4ª (Quarta)

Curso de Violão e Guitarra:

Nesses casos de Acordes com 4ª não são maiores nem menores, pois a 3ª (terça) é omitida.

Esses acordes são os primeiros a representarem os chamados Acordes Complexos. Os outros dois são a sexta (que já foi visto) e a nona. São os acordes que possuem as notas de extensão.




As notas de acorde são aquelas que formam a tríade ou têtrade do acorde. Veja que o Dó Maior com Sétima é formado pelas notas Dó (C), Mi (E), Sol (G) e Si (B), que correspondem aos graus 1, 3, 5 e 7 da tríade com acorde. Ou seja, C-E-G-B são as chamadas notas de acordes do Dó Maior com Sétima (C7).

Se acrescentarmos mais alguma nota ao acorde como a nona (9ª), por exemplo, o acorde ficaria C7/9 e nesse caso, a nova seria chamada de nota de extensão.

Então, todas as notas que não forem o 1º, 3º, 5º e 7º graus serão chamadas de notas de extensão. Repare então que há apenas 3 graus de extensão possíveis (a quarta, a sexta e a nona).

Observação: a nona equivale ao segundo grau.

Até agora, mostramos a tétrade para montar um campo harmônico (falamos de acordes com Sétima (C7),  com Sexta (C6) e com Quinta (C5).

Agora vamos dar continuidade falando e mostrando os Acordes Completos a partir da 4ª (Quarta).

Mais para o final do curso, quando você não será mais um principiante, vamos falar de certas teorias, que nesse ponto do curso, certamente fariam você desistir do aprendizado. Até mesmo, porque o seu objetivo fazendo esse curso, é aprender a acompanhar as canções que você mais gosta, não é mesmo?

Então?

Quando você já estiver craque no violão, vai fazer a escolha se deseja aprofundar mais os seus estudos a aprender Como Montar Acordes Complexos, e outras teorias musicais.

Por enquanto, atente-se em aprender a fazer as notas abaixo, para que, de repente você encontra uma letra cifrada que contenha uma desses acordes, saber acompanhar.

Mi4

E4
Fá4

F4
Fá#4

F#4
Sol4/7

G4
Sol#4

G#4
Lá4

A4
Lá#4

A#4
Si4

B4
Dó4

C4
Dó#4

C#4
Ré4

D4
Ré#4

D#4
Seus Auxiliares
Mi4

E4
Sol4

G4
Si4

B4
Dó4

C4
Ré4

D4

 

 

Compartilhe com os amigosShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest

Uma resposta para “Curso de Violão: Acordes com 4ª (Quarta)”

  1. Agradeço imensamente a todos que deixam comentários e elogios no blog. Peço porém a quem deseja alguma resposta mais rápida entrar em contato por e-mail usando a aba Contato, pois devido a quantidade de comentários nos diversos artigos do blog, muitas vezes pode demorar até que eu chegue ao seu comentário.
    Muito obrigado.

    Thank you so much to all who leave comments and compliments on the blog. But I would ask anyone who wants a quicker response to contact us by email using the Contact tab, because due to the amount of comments in the various articles in the blog, it can often take until I get to your comment.
    Thank you very much.

Deixe um comentário