Acordes Maiores com 9ª Maior

A nona nota de uma escala é também a segunda. Então porquê chamar-lhe de Nona e não de segunda?  Bem, é que a designação “Nona” refere-se a acordes de Sétima com mais um intervalo acrescentado, que vai dar à nona!

 





Assim, é importante distinguir os acordes de Nona (7ª+9ª) de acordes do tipo add2 (adicionar a 2ª) ou sus2 (acordes suspensos de 2ª). Vamos olhar para a escala de Dó para vermos como se constroem os acordes de Nona:

C C#/Db D D#/Eb E F F#/Gb G G#/Ab A A#/Bb B C C#/Db D D#/Eb E F F#/Gb G G#/Ab A
R(1) m2 2 m3/Eb 3 4 b4 5 m6/Ab 6 m7/Bb 7 8 m9 9 m10 10 11 b12/Gb 12 m13 13

Repare que os acordes de sétima têm a última nota na 6ª, m7 ou 7. Se adicionarmos um intervalo maior ou menor vamos sempre acabar na 8ª (que não faz sentido), na m9 (que não pertençe à escala, por isso não é harmónica com a escala), na 9ª ou na m10 (que também não pertençe à escala). Daí que, apesar da estrutura dos acordes de nona serem baseados em acrescentar um intervalo maior ou menor, na prática, basta acrescentar a nona porque só esta faz sentido.

Portanto não se esqueça: Acordes de Nona são acordes de Sétima, adicionando a Nona!

Por enquanto, atente-se em aprender a fazer as notas abaixo, para que, de repente você encontra uma letra cifrada que contenha uma desses acordes, saber acompanhar.

Mi9

E9
Fá9

F9
Fá#9

F#9
Sol9

G9
Sol#9

G#9
Lá9

A9
Lá#9

A#9
Si9

B9
Dó9

C9
Dó#9

C#9
Ré9

D9
Ré#9

D#9
Seus Auxiliares
Fá9

F9
Sol9

G9
Dó9

 

 

Compartilhe com os amigosShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest

Uma resposta para “Acordes Maiores com 9ª Maior”

  1. Agradeço imensamente a todos que deixam comentários e elogios no blog. Peço porém a quem deseja alguma resposta mais rápida entrar em contato por e-mail usando a aba Contato, pois devido a quantidade de comentários nos diversos artigos do blog, muitas vezes pode demorar até que eu chegue ao seu comentário.
    Muito obrigado.

    Thank you so much to all who leave comments and compliments on the blog. But I would ask anyone who wants a quicker response to contact us by email using the Contact tab, because due to the amount of comments in the various articles in the blog, it can often take until I get to your comment.
    Thank you very much.

Deixe um comentário