As Laranjas da Sabina

Artur Azevedo

Curso de Hambúrguer ArtesanalUm dos maiores sucessos musicais do século XIX foi “As Laranjas da Sabina”. Um tanguinho de autoria de Artur Azevedo que fazia parte da peça teatral “A República”.



 

Em 1889, um subdelegado de polícia de São José, no Rio de Janeiro, proibiu a preta Sabina de vender frutas na porta da Escola de Medicina. Os estudantes, então, fizeram uma manifestação de protesto e saíram em passeata tendo uma coroa de chuchus e bananas com uma faixa que dizia “Ao Eliminador de Laranjas”.

Transitaram por todo o centro da cidade recebendo adesões, visitando redações de jornais e terminaram na delegacia, mas o delegado já não se encontrava mais lá.

Na manhã seguinte todos os jornais deram cobertura ao acontecimento, elogiando seu lado brincalhão e fazendo críticas à decisão do delegado.

Logo a decisão foi revogada e a preta Sabina continuou vendendo suas frutas na porta da Escola de Medicina.

Em 1902, foi gravada por Bahiano ao piano a música “As Laranjas da Sabina”.

 

(Fonte: “A História Cantada no Brasil em 78 Rotações – Nirez)

Compartilhe com os amigosShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest

Uma resposta para “As Laranjas da Sabina”

  1. Agradeço imensamente a todos que deixam comentários e elogios no blog. Peço porém a quem deseja alguma resposta mais rápida entrar em contato por e-mail usando a aba Contato, pois devido a quantidade de comentários nos diversos artigos do blog, muitas vezes pode demorar até que eu chegue ao seu comentário.
    Muito obrigado.

    Thank you so much to all who leave comments and compliments on the blog. But I would ask anyone who wants a quicker response to contact us by email using the Contact tab, because due to the amount of comments in the various articles in the blog, it can often take until I get to your comment.
    Thank you very much.

Deixe um comentário