Cem Anos do Primeiro Samba – Pelo Telefone

Curiosidades do Mundo da Música

Como sabemos, o Brasil é o único país que tem a maior diversidade de gêneros musicais. Os Estados Unidos, por exemplo, tinha o Country e depois herdou o rock da Inglaterra e o Blues surgiu a partir da nossa Bossa Nova. Portugal, tirando o Fado, não tem mais nenhum gênero próprio.




Nós temos gêneros por estado, não por país. Pra se ter uma ideia, o Baião foi criado por Luiz Gonzaga. Antes tínhamos o Forró que é originário da construção da estrada de ferro onde os engenheiros inglêses mandaram instalar uma grande tenda e acima da entrada mandaram colocar uma placa com “For All” (Para Todos), para que os peões dançassem ao som da sanfona enquanto eles se reuniam em uma tenda menor tomando vinho e ouvindo música clássica.

No Rio de Janeiro, há exatos 100 anos (pela data desse publicação) surgiu o primeiro samba “Pelo Telefone” de Ernesto dos Santos, mais conhecido como Donga, que foi gravado em 27 de Novembro de 1916. Mais tarde incluiu Mauro como parceiro. Foi concebida em um famoso terreiro de candomblé daqueles tempos, a casa da Tia Ciata, frequentada por grandes músicos da época. Por ter sido um grande sucesso e devido ao fato de ter nascido em uma roda de samba, de improvisações e criações conjuntas, vários foram os músicos que reivindicaram a autoria da composição.

Mas, o que importa é que o samba é apenas mais um gênero musical de um país que tem tantas diversidades que agrada o mundo inteiro. Sem falar das diversidades irmãs de cada gênero, como é o caso do Baião que é irmão do Forró, que é muito parecido, mas com uma batida diferente.

 

 

Compartilhe com os amigosShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest

Uma resposta para “Cem Anos do Primeiro Samba – Pelo Telefone”

  1. Agradeço imensamente a todos que deixam comentários e elogios no blog. Peço porém a quem deseja alguma resposta mais rápida entrar em contato por e-mail usando a aba Contato, pois devido a quantidade de comentários nos diversos artigos do blog, muitas vezes pode demorar até que eu chegue ao seu comentário.
    Muito obrigado.

    Thank you so much to all who leave comments and compliments on the blog. But I would ask anyone who wants a quicker response to contact us by email using the Contact tab, because due to the amount of comments in the various articles in the blog, it can often take until I get to your comment.
    Thank you very much.

Deixe um comentário