Informática





Você pode até achar que o tema está batido. Mas por trás da palavra informática, existe sempre algo novo e, sem que você imagine, vai ter sempre algo a apender, pois é uma área que está mudando a cada momento. Imagine que, até você terminar de ler esse parágrafo, já existem milhares, senão milhões, de coisas novas que acabaram de ser criadas que, dentro de poucos dias estarão no mercado.

Porém, ainda existe muita gente que, apesar de usar computador há anos, não conhece definições e formas operacionais tais como o famoso Ctrl+C e Ctrl+V (as Teclas Control pressionada junto com a tecla C e V) para copiar e colar.

Então, vou tentar passar nesse post, o maior número de definições e dicas para você.

º O que é Hardware?

A palavra em inglês hardware da informática, se refere ao computador em si e seus periféricos.

º O que é Software?

A palavra em inglês software da informática, se refere ao Sistema Operacional e demais programas e aplicativos.

º O que é Sistema Operacional?

O Sistema Operacional é o principal programa do computador. É ele que, além das suas funções específicas, interpreta e executa os programas e aplicativos desenvolvidos, ou criados, por outras empresas de desenvolvimento. O Sistema Operacional mais usado é o Windows da Microsoft, o macOS da Macintosh e o Linux que é o único S.O. grátis, pois ele é mantido por uma Comunidade de Desenvolvedores ao redor do mundo.

º O que é Periférico?

Periféricos são todos os equipamentos ligados ao computador. Muitas pessoas chamam o monitor, ou vídeo para alguns, de computador, mas não é. O monitor é um periférico. O computador em si é o que está dentro do gabinete dos micros de mesa ou da base dos notebooks. o teclado, o mouse, a impressora, o leitor de código de barras, a câmera, todos são periféricos.

º Alguns atalhos que irão facilitar sua vida daqui pra frente:

Alt+F4

Fecha o programa que está aberto no momento. Se nenhum programa estiver aberto, ele irá perguntar se você deseja desligar o computador, pois o único programa aberto no monitor (Desktop ou Área de Trabalho) é o Sistema Operacional (S.O.).

Alt+TAB

Imagine que você está elaborando uma planilha no Excel e precisa usar a Calculadora ao mesmo tempo. Quem não conhece essa dica, vai perder um tempão clicando com o mouse no ícone do Excel para abrir a planilha e depois clicar no ícone da Calculadora para realizar as operações.
Agora você não vai mais perder esse tempo, pois é muito mais prático apertar a tecla ALT, enquanto a segura, aperta a tecla TAB. Com esses movimentos, o sistema alterna entre um programa e outro.

Ctrl+F

Pressionando simultaneamente a tecla Control e a letra F, abre-se um campo para você digitar algo para buscar dentro do programa que você está usando, seja Word, Bloco de Notas, etc.

Ctrl+P

Manda Imprimir automaticamente o conteúdo do programa em uso. Seja um texto, uma imagem, etc.

Ctrl+A

Seleciona TUDO. Se está no Explorer, todos os arquivos da pasta serão selecionados. Se está digitando um texto, todo o texto será selecionado.

Ctrl+C

Copia para a área de transferência na memória do computador, tudo que está selecionado, seja um parágrafo de um texto, seja uma imagem que foi marcada com um clique do mouse.

Ctrl+V

Cola o conteúdo que está na área de transferência da memória do computador, para o local onde o cursor está, no caso de um documento, ou para um local da área de trabalho, alguma pasta ou arquivo. Se você foi através do Explorer até uma pasta de documentos, clicou em um arquivo e pressionou Ctrl+C, depois fechou o Explorer voltando para a área de trabalho, e depois pressionou Ctrl+V, o arquivo será copiado para a área de trabalho.

Ctrl+X

Faz o mesmo que o Ctrl+C porém, exclui o arquivo da origem deixando-o apenas na área de transferência. Enquanto a combinação Ctrl+C e Ctrl+V funciona como “Fazer uma Cópia”, a combinação Ctrl+X e Ctrl+V funciona como “Mover o Arquivo ou Texto Selecionado”.

WIN+TAB

Visão 3D das Janelas abertas.

WIN+E

Abre a Pasta Meu Computador.

WIN+D

Minimiza TODAS as Janelas abertas.

Ctrl+ALT+Del

Quem já não passou pelo sufoco do computador simplesmente travar? Quem não conhece esse truque simplesmente desliga o computador no botão, e tem gente que desliga é da tomada. Pressionando essas três teclas ao mesmo tempo, abre-se uma janela de opções. Para descobrir qual programa está travando a máquina, clique em Gerenciador de Tarefas. Será aberta outra janela mostrando todos os programas que estão executando no momento. O programa ou tarefa que estiver com o Status de “Não está respondendo” é o responsável. Clique nele e no botão “Finalizar Tarefa” para fechar o programa.

Então, Gostou? Então adote esses truques para economizar muito tempo, mas muito mesmo.

Compartilhe com os amigosShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest

Uma resposta para “Informática”

  1. Agradeço imensamente a todos que deixam comentários e elogios no blog. Peço porém a quem deseja alguma resposta mais rápida entrar em contato por e-mail usando a aba Contato, pois devido a quantidade de comentários nos diversos artigos do blog, muitas vezes pode demorar até que eu chegue ao seu comentário.
    Muito obrigado.

    Thank you so much to all who leave comments and compliments on the blog. But I would ask anyone who wants a quicker response to contact us by email using the Contact tab, because due to the amount of comments in the various articles in the blog, it can often take until I get to your comment.
    Thank you very much.

Deixe um comentário