Peixada Cearense

A Tradicional Peixada Cearense é uma receita passada de mãe para filha, preparada com ingredientes genuinamente cearenses, de fácil preparo e de se comer começando com os olhos e o nariz, pois a beleza e o cheiro desse prato cearense é único.

Da vasta culinária cearense, resolvemos trazer pra você a Tradicional Peixada Cearense. Com o imenso litoral que tem o Ceará, grande também são as opções do ingrediente principal dessa deliciosa receita, embora os melhores sejam a Arabaiana ou Sirigado segundo os grandes chefs cearenses, tendo como das mais competentes, aquela senhorinha que viveu sua vida na “beira do fogão” e cuidando da casa, do marido e dos filhos. Geralmente passada de mãe para filha a Peixada Cearense nunca mudou e nem pode ser mudada para não perder a sua essência.

O acompanhamento é que pode ser ao seu gosto. A maioria, por tradição, prefere como acompanhamento do prato principal, o arroz branco e o
pirão feito com o caldo da própria peixada e farinha de mandioca, que é outra especiaria abundante no Ceará e região nordestina.

A Peixada Cearense é oferecida nos restaurantes mais tradicionais da capital, Fortaleza, e em todas as barracas das praias do estado. Mas a partir agora, você não vai mais precisar se deslocar até um desses locais para se deliciar com essa deliciosa receita, pois você vai aprender a fazer em sua casa para saborear “rezando”. Vamos lá.

Ingredientes:

– 1,5 Kg de peixe, Arabaiana ou Sirigado, mas também pode ser o pargo, badejo ou filé de pescada
– 30 ml de azeite de dendê
– 30 ml de azeite de oliva
– 50 ml de leite de coco
– Tempero pronto (a gosto)
– Sal (a gosto)
– Pimenta do reino (a gosto)
– Cheiro verde (a gosto)
– 1 tomate e meio, tamanho médio
– 1 pimentão e meio
– 1 cebola e meia, tamanho grande
– 1 batata inglesa
– 1 cenoura
– 2 ovos

Modo de preparo:

– Primeiro aqueça os dois tipos de azeite em uma panela funda. Com o fogo alto, vá adicionando as verduras para refogar, durante 5 minutos.
– Em seguida, acrescente o leite de coco e água. Coloque a quantidade deve de água suficiente para cobrir o peixe e produzir um bom caldo.
– Antes de colocar as postas do peixe, você deve mariná-lo com suco de limão e sal. Coloque o pescado e mexa sempre para saber o ponto ideal
de cozimento, por cerca de 15 minutos.
– Finalmente acrescente a Batata, cenoura e ovos (cozidos e temperados à parte).

Pirão para acompanhar:

Enquanto o peixe é cozido, prepare a outra receita para acompanhar o peixe:

Deposite um pouco do caldo do peixe e adicione farinha de mandioca peneirada em outra panela. Deixe descansar que em pouco tempo, o caldo
engrossa.

Agora é só meter a mão na massa e preparar essa iguaria cearense para a alegria de toda a família e impressionar os amigos.

bon appétit ou como diz o cearense engula com gosto.

Compartilhe com os amigosShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest

Deixe um comentário