Por Causa de Você – Dolores Duran e Tom Jobim

Curiosidades do Mundo da Música

Não se sabe (pelo menos eu não sei) se quem batizou essa obra prima, foi Tom Jobim (melodia) ou Dolores Duran (letra). Só sei que a história da forma da parceria é totalmente antagônica à perfeição tanto da melodia, quanto da letra. Chega a ser engraçado, visto que, antes de ter uma letra qual era mesmo o título da música?

Veja!




Conta-se que, certa tarde, Dolores Duran estava em um bar (no Leblon, Ipanema ou Copacabana?!) com uns amigos quando chega Tom Jobim com uma melodia na ponta do bico a assobiar para ela. Dolores então suplicou:
– Rápido Tom, que estou apertada. Preciso correr ao toilet.
Então Tom Jobim assobia rapidamente a música no que Dolores, nas pontas dos pés, sai correndo ao som do último acorde.
Para surpresa de Tom Jobim, que estava descrente com a pressa ao passar a melodia e achando que Dolores não absorvera, Dolores aparece com uma letra escrita com batom em um pedaço de papel higiênico.
Veja o que um gênio, depois de ouvir uma única vez, rapidinho, com a atenção comprometida pela vontade de ir ao banheiro, foi capaz de escrever… um dos poemas mais lindos que já vi em toda minha vida:

Ah, você está vendo só
Do jeito que eu fiquei
E que tudo ficou
Uma tristeza tão grande
Nas coisas mais simples
Que você tocou
A nossa casa querida
Já estava acostumada
Guardando você
As flores na janela
Sorriam, cantavam
Por causa de você
Olhe meu bem nunca mais
Nos deixe por favor
Somos a vida e o sonho
Nós somos o amor
Entre meu bem por favor
Não deixe o mundo mau levá-la outra vez
Me abrace simplesmente
Não fale, não lembre
Não chore meu bem

 

Compartilhe com os amigosShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest

Uma resposta para “Por Causa de Você – Dolores Duran e Tom Jobim”

  1. Agradeço imensamente a todos que deixam comentários e elogios no blog. Peço porém a quem deseja alguma resposta mais rápida entrar em contato por e-mail usando a aba Contato, pois devido a quantidade de comentários nos diversos artigos do blog, muitas vezes pode demorar até que eu chegue ao seu comentário.
    Muito obrigado.

    Thank you so much to all who leave comments and compliments on the blog. But I would ask anyone who wants a quicker response to contact us by email using the Contact tab, because due to the amount of comments in the various articles in the blog, it can often take until I get to your comment.
    Thank you very much.

Deixe um comentário