TORTA DE BANANA

Diferentemente das outras frutas, a banana não tem temporada de safra. Dá o ano todo. E no Ceará, dá em todo lugar. Beira de praia, sertão, serra… só não dá em pedra. Ter uma bananeira no quintal de casa é cena comum em certas regiões do Ceará.

Sou suspeito para falar de bananas, visto que fui criado entre as bananeiras na serra. Meu pai era proprietário de um sítio que se chamava “As Bananeiras”.

Fonte de potássio e cálcio, rica em fibras sendo uma ótima parceira do intestino (adeus à constipação) e inimiga mortal do colesterol, a banana ajuda a regular os níveis da pressão arterial, prevenindo o derrame ou um ataque cardíaco.

E, para regular algumas peças dessa máquina perfeita (nosso corpo), basta comer duas bananas por dia. Não mata nem quebra ninguém. Já ouviu o termo “preço de banana”? Pois é. Como em, praticamente todas as regiões, em se plantando dá banana, o custo se torna bem em conta.

Porém, imaginando que realmente deve ser, de certa forma, monótono comer banana durante o ano todo, não custa nada diversificar o cardápio “bananal” sem perder os nutrientes de nossa querida fruta, acrescentando alguns ingredientes para variar o sabor.

Hoje, vamos passar para você uma Receita de Torta de Banana. Mesmo sabendo que a concorrência é bem grando nos buscadores, vou passar uma receita que me foi dada pelo pessoal aqui de casa que, por sinal, ainda usa também um forno à lenha. Vamos à receita:

INGREDIENTES:

– 200 gr de qualquer biscoito doce
– 100 gr de manteiga
– 1 lata de leite condensado
– 2 latas (dimensões da lata do leite condensado) de leite puro
– 3 ovos
– 2 colheres de sopa de amido de milho
– 6 bananas (de preferência a Prata) pequenas
– 2 xícara de açúcar
– 2 colheres de sopa de água
– 1 colher de chá de canela (opcional)

MODO DE PREPARO:

1) Triture os biscoitos até esfarinhar e misture com a manteiga derretida até formar uma farofa úmida. Reserve.
2) Para caramelizar as bananas, leve ao fogo o açúcar e a água sem mexer, até que esteja dourado. Junte as bananas fatiadas em rodelas e cozinhe até que estejam macias. Se desejar dar um sabor mais diferente, junte uma colher de chá de canela em pó. Reserve.
3) Preparando o Creme:
– Separe as gemas e as claras dos ovos;
– Junte o lata de leite condensado, o leite, as gemas e o amido de milho em uma panela e leve ao fogo para engrossar. Reserve.
4) Preparando o Suspiro:
– Bata as claras em neve acrescentando o açúcar aos poucos.
5) Agora é só montar:
– Começando com a farofa de biscoito e manteiga
– Coloque uma camada de creme e depois uma de banana caramelizada
– Cubra tudo com o suspiro
– Leve ao forno por cinco minutos ou até dourar.

PRONTO. Agora é só degustar.

Compartilhe com os amigosShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *