Tragédia No Circo em Niterói

Curiosidades do Mundo da Música

No dia 17 de dezembro de 1961, dia de calor em Niterói, na época capital do estado do Rio de Janeiro, era a primeira matinê da temporada do Gran Circus Norte-Americano, que iria durar dez dias naquela cidade.




Adilson Marcelino Alves, o “Dequinha”, deficiente mental, foi contratado como mão-de-obra para a montagem do circo e, durante o trabalho, desentendeu-se com outro trabalhador e levou uma “mão de pêia”. Resolveu então, junto com outros malandros, tocar fogo no circo.

A poucos minutos do final do espetáculo, quando os marginais já estavam dentro do circo aplaudindo os artistas, resolveram agir. Saíram do circo e puseram gasolina na empanada e atearam fogo com o circo lotado.

O trapezista vê o fogo, pula pra rede de proteção e grita: “fogo!” e todos correm para a saída que era muito estreita.

Com o rugir das feras e o perigo do fogo, o desespero toma conta da multidão, que se atropelam umas às outras, principalmente as crianças que eram a  maioria do público. No final, 500 mortos e centenas de feridos.

Os criminosos foram presos na semana seguinte e condenados a 16 anos de prisão. Imagine!

Em 1973, Dequinha fugiu da cadeira, mas foi encontrado morto a tiros perto de sua casa.

Muitas composições foram feitas na época, pela comoção nacional, que a tragédia causou. Texeirinha compôs “Tragédia No Circo”, que você pode ouvir no vídeo abaixo.

Compartilhe com os amigosShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest

Uma resposta para “Tragédia No Circo em Niterói”

  1. Agradeço imensamente a todos que deixam comentários e elogios no blog. Peço porém a quem deseja alguma resposta mais rápida entrar em contato por e-mail usando a aba Contato, pois devido a quantidade de comentários nos diversos artigos do blog, muitas vezes pode demorar até que eu chegue ao seu comentário.
    Muito obrigado.

    Thank you so much to all who leave comments and compliments on the blog. But I would ask anyone who wants a quicker response to contact us by email using the Contact tab, because due to the amount of comments in the various articles in the blog, it can often take until I get to your comment.
    Thank you very much.

Deixe um comentário